Visão Geral do AD RMS

AD RMS ou Active Directory Rights Management Services é uma tecnologia de proteção de informações com o objetivo de minimizar os riscos de vazamento de dados para pessoas de dentro ou fora da sua organização.  O uso principal do AD RMS é controlar a distribuição de informações confidenciais. Uma característica muito interessante deste recurso é que ele pode proteger tanto o dado em trânsito, como em repouso. Além disso, ele se integra com outros produtos Microsoft também como o Exchange, Sharepoint e o Office.

Vejamos agora alguns cenários de uso do AD RMS:

Cenário 1 –  Imagine que você enviou um documento confidencial por e-mail acidentalmente para um destinatário errado. O AD RMS  desta forma pode impedir de o destinatário ter acesso a este documento.

Cenário 2 –  Uma das desvantagens das permissões de arquivos e pastas, é que quando você copia o arquivo para outro destino, as permissões originais não se aplicam mais, como por exemplo, quando o arquivo é copiado para uma unidade USB. Com o AD RMS, o arquivo pode ser protegido em qualquer local, independentemente de onde o arquivo esteja localizado. Somente pessoas autorizadas poderão acessá-la.

Cenário 3 –  Você criou um documento interno na sua organização que deve ser visualizado apenas por pessoas autorizadas e além disso, essas pessoas não devem poder editar ou imprimir este documento. Com o AS RMS, você pode configurar essas permissões baseadas em contas do Active Directory.

Como funciona o AD RMS?

Veja na imagem abaixo como o AD RMS funciona:

rms

Veremos no próximo artigo, como instalar a função do Active Directory Rights Management Services.